
Projeto Molekada: inclusão social através do esporte
maio 16, 2024
Nota à Imprensa
agosto 22, 2024Games no Distrito Federal: inovação com apoio do PSDB-DF
Presidente do partido no DF, Sérgio Izalci, incentiva iniciativas que podem gerar empregos e renda para os brasilienses
Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, é normal que o cenário de games no Distrito Federal e no mundo tenha uma grande expectativa de crescimento. Uma prova disso é projeto Circuito de Jogos Digitais no Distrito Federal (JEDISDF) tem como objetivo principal promover a prática de diversas modalidades de esporte digital como uma ferramenta de desenvolvimento educacional e esportivo.
O circuito pretende incentivar a capacidade recreativa, a transformação social e a aprendizagem de brasilienses, com foco no aperfeiçoamento de competências e habilidades técnicas. Com isso, os participantes do projeto vão ficar mais preparados não apenas para atuar no mercado de trabalho, como também para a vida em sociedade.
Democratizar o acesso ao mundo gamer
Uma das grandes metas do JEDISDF é democratizar o acesso à prática e à cultura dos jogos digitais. Existem poucas ações gratuitas destinadas a crianças, adolescentes e jovens em situação de pobreza no Distrito Federal. O circuito busca melhorar a qualidade de vida e a educação desses jovens. Isso se torna possível porque o projeto oferece melhoras físicas, sociais e psicológicas através das atividades propostas.
Benefícios do JEDISDF:
– Melhoria da qualidade de vida em geral
– Melhor desempenho dos participantes no ambiente acadêmico
– Desenvolvimento de novas habilidades
– Inclusão de crianças, adolescentes e jovens no ecossistema dos esportes digitais (mundo gamer)
A iniciativa é ainda um instrumento de educação profissional, preparando os participantes para os desafios do mercado de trabalho moderno.
Apoio do PSDB-DF
Comandado por Sérgio Izalci, o PSDB do Distrito Federal tem a inovação e a tecnologia como duas bandeiras importantes para o desenvolvimento da capital federal. Isso é comprovado pelo esforço de Sérgio e do partido para colocar o JEDISDF em prática.
O projeto contou com duas emendas parlamentares do PSDB.
– Uma em 2023, de R$ 7,52 milhões
– Uma em 2024, de R$ 8 milhões
No evento de lançamento do projeto, Sérgio ressalta o poder transformador da capacitação do JEDISDF: “A gente está olhando para o futuro e para os novos empregos. Esse projeto vai envolver formação profissional, capacitação nas áreas de design gráfico, desenvolvimento de jogos e outros empregos do futuro. Também vamos trazer um grande circuito de jogos eletrônicos para o DF,” destaca.
Novo mercado de trabalho
O circuito deve capacitar cerca de 5 mil pessoas. Ao final, elas devem estar preparadas para serem absorvidas pelo mercado de games, em constante crescimento. Isso ganha ainda mais importância quando pensamos que existem mais de 400 mil postos de trabalho abertos para profissionais do setor.
O potencial do mercado de games no Distrito Federal
O mercado de games no mundo movimenta aproximadamente 200 bilhões de dólares, superando a indústria do cinema e a fonográfica. No Brasil, o setor gera aproximadamente 13 bilhões de dólares. Com mais de 100 milhões de jogadores, os brasileiros gastam anualmente 2,7 bilhões de dólares na indústria de games, com um gasto médio per capita de 62,3 dólares.
E esses números ainda devem crescer. Isso porque o Brasil pode se tornar o 6° no ranking mundial de consumo de games até 2027.
Ao investir na formação e na capacitação dos jovens, o PSDB-DF mostra seu compromisso com o Distrito Federal. Afinal, o DF pode se tornar um polo de desenvolvimento na área de jogos digitais, se alinhando às tendências mundiais e promovendo um futuro mais inclusivo e promissor para seus moradores.



