
Tecnologia no Distrito Federal: como o setor pode ajudar a economia
fevereiro 27, 2024
Tendências da tecnologia no Distrito Federal
março 1, 2024Setor de tecnologia: desafios e oportunidades no Distrito Federal
Uma das prioridades de Sérgio Izalci é o fortalecimento da inovação no DF
O Setor de tecnologia é um dos campos mais dinâmicos e promissores da economia brasileira, mas ainda tem um longo caminho para se desenvolver e se consolidar no Brasil. Na capital do País, a realidade não seria diferente: há oportunidades e obstáculos para quem trabalha na área.Neste texto, vamos falar um pouco sobre desafios e oportunidades do setor de tecnologia no Distrito Federal.
Localização estratégica e demanda do setor público
Um dos pontos positivos do Distrito Federal é a sua localização estratégica, que facilita a conexão com outras regiões do país e até do mundo. Além disso, a presença do governo federal e demais órgãos públicos cria uma grande demanda por serviços e soluções de tecnologia. E ainda há muito espaço para crescimento. O Brasil tem a 4ª maior população conectada do mundo, mas ocupamos a 44ª posição no ranking de governos digitais, como mostra artigo publicado na revista do TCU. Isso mostra que a procura por soluções digitais no DF pode crescer consideravelmente.
O ecossistema de inovação e a geração de startups
Outro fator favorável é a existência de um ecossistema de inovação no Distrito Federal, que conta com universidades, centros de pesquisa e incubadoras. Esses atores contribuem para a geração de conhecimento e a criação de startups. Um exemplo é o Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), que reúne empresas e instituições de tecnologia.
Esse ambiente inovador é uma das apostas do presidente do PSDB do Distrito Federal, Sérgio Izalci, para o crescimento da economia local para os próximos anos. “Tudo o que permeia a nossa vida é tecnologia e inovação”, diz Izalci.
“Quando falamos em inovação, estamos falando em geração de emprego – temos um percentual altíssimo de vagas esperando gente capacitada para serem preenchidas”, completa.
A escassez de profissionais qualificados no setor de tecnologia
No entanto, o setor de tecnologia no Distrito Federal também enfrenta uma série de desafios, que podem limitar o potencial de crescimento da região. Um deles é a escassez de profissionais qualificados. De acordo com estudo do Google, o Brasil tem um déficit projetado de 530 mil profissionais de TI.
No Distrito Federal, o cenário não é diferente. Sérgio Izalci diz que as parcerias podem ser uma aposta acertada para resolver esse problema. “Já tive reuniões com a META (empresa que comanda o Facebook e o Instragram) sobre um projeto para trazer para o DF formações profissionais para a era digital”, afirma.
Como aproveitar o potencial do setor de tecnologia no Distrito Federal
Diante desses desafios e oportunidades, o setor de tecnologia no Distrito Federal tem um papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região. Para isso, é preciso investir em algumas ações, como:
– Formar e capacitar profissionais de TI, com foco nas competências técnicas e comportamentais exigidas pelo mercado;
– Articular os diferentes atores do ecossistema de inovação, com parcerias, redes, eventos, mentorias e incentivos para o empreendedorismo e a colaboração.
Assim, será possível aproveitar o potencial da tecnologia para gerar valor, solucionar problemas e transformar realidades.




