
Boa política: o que é e como pode melhorar a sua vida?
fevereiro 27, 2024
Setor de tecnologia: desafios e oportunidades no Distrito Federal
fevereiro 27, 2024Uma das prioridades de Sérgio Izalci é o fortalecimento da inovação no DF
A tecnologia no Distrito Federal é um dos setores que mais impulsiona a economia local, gerando emprego, renda e inovação. Em um momento onde o avanço da inteligência artificial impressiona, a criação de empregos na área pode ser uma ótima notícia para os brasilienses.
A importância da tecnologia no Distrito Federal
Acompanhe alguns dados da Codeplan, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal, do Sindesei, o Sindicato das Empresas de Serviço de Informática do DF, e da Universidade Católica de Brasília, para entender o quanto a tecnologia é importante para o DF:
– O setor de informação e comunicação foi responsável por 35,9% da economia do DF em 2022
– O salário médio pago na área de tecnologia é de R$ 4,9 mil, o maior do mercado de trabalho na capital
– Em 2022, a economia criativa (que engloba setores de tecnologia e artes, entre outros) gerou mais de nove bilhões de reais ao DF
– Atualmente, o DF tem 20 empresas que desenvolvem jogos eletrônicos
– Essas empresas movimentaram mais de R$ 8,5 milhões de reais em 2022
O setor de tecnologia é um dos que mais gera valor agregado e riqueza para a economia, e também um dos que mais se transforma e se renova, acompanhando as mudanças e as necessidades da sociedade.
Os desafios do DF
Apesar da importância e do potencial da tecnologia no Distrito Federal, o setor também enfrenta alguns desafios, que precisam ser superados para se desenvolver ainda mais. Um dos principais desafios é a falta de mão de obra qualificada, que acompanhe a demanda e a evolução do mercado. Há uma carência de profissionais capacitados em diversas áreas, como desenvolvimento de software, segurança da informação, inteligência artificial, internet das coisas, entre outras.
Para superar esse desafio, é preciso investir em educação, capacitação e qualificação. E é justamente essa uma das bandeiras defendidas pelo presidente do PSDB do Distrito Federal, Sérgio Izalci. “Tudo o que permeia a nossa vida é tecnologia e inovação”, diz Izalci.
“Quando falamos em inovação, estamos falando em geração de emprego – temos um percentual altíssimo de vagas esperando gente capacitada para serem preenchidas”, completa.
O presidente do PSDB-DF também ressalta a importância de se aproximar de empreendedores e projetos que tenham como objetivo acelerar uma cultura de ambientes de inovação.
“Já tive reuniões com a META (empresa que comanda o Facebook e o Instragram) sobre um projeto para trazer para o DF formações profissionais para a era digital”, afirma Izalci.
Oportunidades no setor
Apesar dos desafios, o setor de tecnologia também oferece muitas oportunidades, tanto em termos de geração de emprego e renda, quanto de soluções para os problemas e demandas da sociedade.
Serviços e produtos de tecnologia podem atender a diferentes setores, como saúde, educação, segurança, mobilidade, turismo, cultura, entre outros. Além disso, o DF tem uma vocação natural para ser um polo de inovação, por ser a capital do país, e por abrigar diversas instituições de ensino, pesquisa e fomento, que podem gerar parcerias e sinergias com as empresas de tecnologia.
A inovação também tem um papel fundamental na economia criativa, pois fornece as ferramentas, as plataformas e os recursos para que os criadores possam produzir, distribuir e consumir os seus conteúdos. Além disso, o setor também pode se beneficiar da economia criativa, pois ela estimula a criatividade, a diversidade e a inovação, que são elementos essenciais para o desenvolvimento tecnológico.
As tendências da tecnologia no Distrito Federal
O setor de tecnologia é um dos que mais se transforma e se renova, acompanhando as mudanças e as necessidades da sociedade. Por isso, é preciso estar atento às tendências e às oportunidades que surgem a cada momento. Algumas das tendências que devem marcar o setor de tecnologia nos próximos anos são:
– Inteligência artificial: consiste na capacidade de máquinas e sistemas de simular o raciocínio humano. Pode ser aplicada em diversas áreas, como saúde, educação, segurança, entretenimento, entre outras.
– Internet das coisas: é a conexão de objetos e dispositivos à internet. Permite a troca de dados e a automatização de processos. Também pode trazer benefícios para a gestão urbana, a mobilidade, a sustentabilidade, entre outras.
– Computação em nuvem: armazenamento e processamento de dados em servidores remotos, acessíveis pela internet. Pode reduzir custos, aumentar a eficiência e a segurança, além facilitar a colaboração e a integração de sistemas.
– Realidade aumentada e a realidade virtual: consistem na criação e na manipulação de ambientes virtuais, que podem ser sobrepostos ou imersivos. Normalmente, são usados para fins educacionais, culturais e turísticos.
Essas são algumas das tendências que devem impulsionar a tecnologia no Distrito Federal nos próximos anos, mas certamente não são as únicas. O setor de tecnologia é muito dinâmico e inovador, e sempre há novidades e surpresas. Por isso, é preciso estar sempre atento, antenado e preparado para as mudanças e as oportunidades que o mercado oferece.




